Maria da Conceição Santa-Martha

Enfermeira Especialista em Saúde Materna e Obstétrica.

Trabalhou no Bloco de Partos do Hospital Pedro Hispano e é atualmente responsável pelo Projeto Bem-me-quer – Preparação para o Parto e Parentalidade na Unidade de Cuidados na Comunidade de Matosinhos, que tem por base transmissão de conhecimentos e promoção do empowerment das mulheres na gravidez e no parto, bem como a capacitação no âmbito do papel parental.

Desde esta altura e durante oito anos desempenhou funções de parteira no Bloco de Partos do Hospital Pedro Hispano. Em simultâneo, foi responsável pelo Projeto Bem-me-quer (Projeto de Preparação para o Parto e Parentalidade) na Unidade de Cuidados na Comunidade de Matosinhos, que tem por base o aumento do nível de empowerment das mulheres e o levantamento de necessidades de conhecimentos e habilidades no âmbito do papel parental e trabalho de parto. 

É conselheira em amamentação pela OMS/Unicef e instrutora de massagem infantil pela APMI. Tem pós-graduação em Anatomia e Preparação para o Parto por Núria Vives e Blandine. É formadora em Preparação Aquática Pré-Natal pela Aquanatal – Ostend.
Tem feito várias formações complementares pós-graduadas no âmbito da assistência à mulher no seu ciclo de vida, na assistência pré-natal e na preparação para o parto e assistência ao parto e ao recém-nascido segundo uma perspetiva psico-neuro-endócrino-imunológica pela Scuola Elementale di Arte Ostetrica – Itália.

O nascimento das suas três filhas despertou-a para o poder inato da Mulher e para a noção de que muitos dos seus medos surgem pelo desconhecimento de si própria. Este tem sido desde então o mote para a busca de formação e conhecimentos diferenciados em fisiologia. Transmiti-los às mulheres e a outros profissionais tem sido uma prioridade, de forma a que se tornem conscientes e consigam verdadeiramente tornar-se decisores convictos pela sua saúde e pela saúde dos seus filhos.

 

Isabel Ferreira

Enfermeira, Mestre e Especialista em Saúde Materna e Obstétrica.

É sócia fundadora da Gimnográvida – Preparação para o Parto e Maternidade, Lda (www.gimnogravida.pt) e mãe de 3 filhos. Está atualmente a fazer doutoramento em Ciências de Enfermagem no ICBAS.
O curso de enfermagem surgiu como uma das opções que mais completavam esta motivação, acima de tudo pelo papel do enfermeiro na promoção da saúde, do empowerment, da qualidade de vida e da autodeterminação da população no que se refere ao seu projeto de saúde, mais do que pelas atividades associadas ao tratamento da doença.
É conselheira em amamentação pela OMS/Unicef e instrutora de massagem infantil pela APMI. Tem pós-graduação em Anatomia e Preparação para o Parto por Núria Vives e Blandine. É formadora em Preparação Aquática Pré-Natal pela Aquanatal – Ostend.
Tem feito várias formações complementares pós-graduadas no âmbito da assistência à mulher no seu ciclo de vida, na assistência pré-natal e na preparação para o parto e assistência ao parto e ao recém-nascido, segundo uma perspetiva psico-neuro-endócrino-imunológica pela Scuola Elementale di Arte Ostetrica – Itália.
Com o aprofundamento dos conhecimentos durante a especialização e mestrado, surgiu motivação extra para o início de uma procura, dentro e fora do país, por modelos de intervenção movidos pela evidência científica e pelos valores humanos. Frequentou e organizou vários cursos e formações para profissionais, aprendendo com enfermeiras parteiras e terapeutas, de Portugal e de vários cantos do mundo, que partilharam o que de melhor se faz pela saúde da mulher e do seu bebé neste período tão crucial das suas vidas.
Foi assim que se tornou também enfermeira parteira independente, desenvolvendo e aperfeiçoando competências relacionadas com o apoio e o acompanhamento do casal durante a gravidez e o parto fisiológico, dentro e fora de água, complementando pelo apoio após o parto e o aconselhamento na amamentação.

 

Carla Cardoso

Doutorada em Farmácia, pela Universidade de Coimbra, efetuou um período de formação no Wallenberg Neuroscience Center, na Suécia, e frequentou diversos cursos em Portugal e no estrangeiro. Desenvolveu o trabalho de investigação do seu 1º Pós-Doc na Danish Cancer Society, na Dinamarca e no Centro de Neurociências e Biologia Celular de Coimbra efetuou o seu 2º Pós-Doc. Desde outubro de 2009 exerce funções de investigadora no departamento de I&D da Crioestaminal, assumindo atualmente a direção do departamento e coordenando diversos projetos na área das células estaminais.

 

 

 

Alexandra Machado

Médica licenciada pela Faculdade Medicina da Universidade de Lisboa, foi coordenadora do programa de Colheita de Células Progenitoras Hematopoiéticas da Unidade de Transplante do IPO de Lisboa. Em meados dos anos 90, fez parte da equipa responsável pelo primeiro transplante com células do sangue de cordão umbilical em Portugal e contribui para a criação do primeiro programa em Portugal de colheita de células hematopoiéticas de sangue periférico para transplantação.